Como a Amazon e a Hasbro se uniram para inventar embalagens melhores?
Aqueles que descobriram como transformar uma cabeça de batata em um brinquedo cinematográfico estão enfrentando um novo desafio. A Hasbro, a icônica marca americana, está trabalhando com a Amazon para reinventar as caixas contendo seus jogos e brinquedos, a fim de reduzir o desperdício e simplificar as embalagens.
“A colaboração com a Amazon é ótima porque nos ajuda a entender que a jornada de compra está mudando”, disse Jeff Jackson, da Hasbro. “Pensamos de forma diferente sobre como embalamos os produtos.”
Os designers da Hasbro explicam que a embalagem para exibir o produto em uma loja é diferente da embalagem necessária para entregar o mesmo brinquedo com segurança a um cliente que o compra on-line. Os engenheiros da Hasbro dizem que o desafio, que pode parecer pequeno para os compradores, é enorme no mundo do design de embalagens.
Uma maneira pela qual a Hasbro e a Amazon estão trabalhando juntas para melhorar os produtos enviados aos clientes é ilustrada por um brinquedo muito popular chamado Baby Alive. A Hasbro projetou uma nova caixa Baby Alive para o programa Easy Open Pack da Amazon. A embalagem fácil é a maneira da Amazon de reduzir o desperdício, ajudar o meio ambiente e reduzir o estresse que você pode sentir ao abrir a embalagem quando ela tem embalagens plásticas rígidas e fechos de arame. E é ótimo para o meio ambiente porque os produtos são projetados e certificados para serem enviados na embalagem original, eliminando a necessidade de uma caixa de remessa adicional.
“Com o Baby Alive, reduzimos a quantidade de material usado em mais de 50%”, disse Jacquie Patterson, da Hasbro. “E reduzimos o tamanho total dessa embalagem em mais da metade ao mudar para uma embalagem fácil.”
“Reduzimos o tamanho total desse pacote em mais da metade ao mudar para o pacote fácil.”
Os designers da sede da Hasbro em Providence (Rhode Island, EUA) simulam modelos 3D de seus brinquedos e projetam embalagens que se adaptam à sua forma com o mínimo de espaço adicional possível. Em vez de caixas com grandes janelas de plástico para exibir o brinquedo, a nova embalagem que a Hasbro projetou com a Amazon tem o tamanho certo e é 100% reciclável. Os pacotes também foram projetados para levar menos de dois minutos para que o cliente os abra.
Um engenheiro da Amazon encarregado de ajudar empresas como a Hasbro a reinventar embalagens diz que o que o fabricante de brinquedos alcançou não é fácil, mas é uma vitória em várias frentes.
“É difícil trocar a embalagem”, diz Brent Nelson, da Amazon. “É preciso um esforço coletivo para criar embalagens que, em última análise, sejam boas para o planeta e que os clientes adorem. Acho que isso é realmente uma reinvenção do papel da embalagem em um ambiente de varejo em constante mudança.”
A Amazon lançou a embalagem que pode ser aberta há 10 anos, a primeira de uma série de iniciativas de embalagem sustentável que eliminaram mais de 244.000 toneladas de materiais de embalagem, evitando 500 milhões de caixas de remessa até o momento.
Jackson, da Hasbro, diz que a mudança provou ser um grande impulso para a empresa de brinquedos, que começou há cerca de sete anos, quando a Amazon entrou em contato com a Hasbro para criar novas caixas para reduzir o desperdício. “A Amazon é uma empresa que, como a Hasbro, se preocupa profundamente com a sustentabilidade e com a garantia de que estamos reduzindo nossa presença no mundo. Queremos sair para deixar um lugar melhor para viver para as gerações futuras.”